sábado, 14 de junho de 2014

Prosa Romântica

A Prosa Romântica surgiu na Alemanha no século XIX, com “Os sofrimentos do jovem Werther”, de Goethe. Apesar de iniciada na Alemanha, a maior divulgação da prosa romântica partiu da França (detalhe: a França era o país na Europa que tinha se livrado do Absolutismo, colocando a burguesia no poder político e econômico, sendo o Romantismo uma arte DA burguesia, feita PELA burguesia e feita PARA a burguesia, a França foi onde mais obteve sucesso a linguagem romântica).
A divulgação das prosas românticas se dava periodicamente, juntamente com os jornais, nos chamados folhetins. Tais folhetins podem ser comparados, hoje, às novelas televisivas, por atrair a atenção e a expectativa do público para a continuação da trama, que era pouco complexa, satisfazendo a vontade do pouco exigente público leitor.
Romance, apesar do nome, não é uma história de amor (pode ser em torno de uma história de amor, mas nem sempre): romance é uma narrativa (o romance consolidou o gênero narrativo) longa que apresenta vários personagens envolvidos entre si por uma trama, composta de conflitos. Nos romances românticos, certas características estão sempre presentes:
  • complicação sentimental ou conflito amoroso envolvendo uma ou várias personagens;
  • tensão bem versus mal, numa forma bem maniqueísta de se ver a vida (o maniqueísmo diz que o mundo é composto de coisas boas e coisas más, sem meio-termo). O mal pode ser representado em pessoas ou em situações que criem um impedimento ao herói da narrativa;
  • personagens lineares (planas) ou idealizadas, que não entram em conflito interno, não apresentam profundidade psicológica, sendo previsíveis e não alterando seu comportamento ao longo da trama (o oposto de personagem linear é personagem esférica – não tem nada a ver com seu peso, que é a personagem que muda seu comportamento durante a trama. Poucos romances românticos apresentam personagens esféricas).
  • triunfo do bem sobre o mal (geralmente um final feliz, podendo ser um final trágico – poucas ocorrências).
O primeiro romance romântico escrito no Brasil foi “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo. A prosa romântica pode ser dividida em três tipos. Confira a divisão dos romances românticos quanto seus temas:
  • urbano: se passa na cidade do Rio de Janeiro, mostrando a pura realidade da sociedade burguesa do Rio;
  • indianista: passado nas selvas brasileiras põe a figura do índio como herói idealizado;
  • regionalista: passado no interior do país, conta os aspectos dos ambientes rurais do interior do Brasil;
  • histórico: retrata o país desde os tempos da colonização.
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  • Lucíola: releitura de “Dama das Camélias”, peça teatral, essa obra representa uma mudança nos romances românticos, apresentando como heroína uma prostituta, algo que ia contra a moral e os bons costumes, e um final trágico. Lúcia, protagonista, é uma menina pobre que se prostitui (nome profissional: Lucíola) ainda nova para poder comprar remédios para sua irmã (febre amarela). Seu padrasto, ao descobrir, a expulsa de casa (com 16 anos). Para se sustentar continua no ramo, abrindo um bordel e virando cortesã de luxo (dos senhores burgueses). Apaixona-se por Paulo, com quem tem relações amorosas, além de “profissionais”. Tenta viver uma vida normal com Paulo, mas percebe que sua imagem de prostituta não seria esquecida pela sociedade. Para afastar-se, então, de Paulo, ela sai com outros homens. Ele a procura e ela resolve ser honesta com ele. Não se importando com a imagem dela, ele volta com ela. Mas ocorre uma tragédia: ela contrai tuberculose (para que ela se redima de seus pecados de prostituição e para que o público a veja como ‘coitadinha’, Alencar acrescenta a doença e o sofrimento na vida de Lúcia). Paulo compra todos os remédios possíveis (vai até à Europa, inclusive). Lúcia descobre, então, que está grávida de Paulo: com o choque, falece. Sua morte deixa o público com pena, transformando-a em heroína.
  • existem muitas mas esta é ao meu ver a mais famosa que eu me lembre ! 

Principais autores de romances românticos regionalistas

  1. José de Alencar/O Sertanejo
2
Bernardo Guimarães: escreveu, entre outros: “A Escrava Isaura”

Visconde de Taunay
: sua principal obra é “Inocência”

Franklin Távora: principal obra é “O Cabeleira”, que fala de um bandido que se apaixona e tenta mudar de vida.

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